A partir de hoje já é possível chamar uma moto-táxi em Portugal, através da plataforma digital Ixat, que vem inovar o mercado português do transporte individual de passageiros, os tão conhecidos TVDE.
A ideia é de Tiago Lousada e Elisabete Anjos Oliveira, que surgiu da necessidade de criar uma plataforma rápida e eficaz para os utilizadores. Assim nasceu a Ixat que pretende "chamar a atenção", até pelo nome, que é 'táxi' ao contrário.
Em entrevista à Renascença, Tiago Lousada admite que "quando chamava um TVDE, cancelavam muitas viagens e, além de cancelarem, perdia muito tempo no trânsito". Por isso, decidiu criar o TVDE de mota, assumindo que levou "um ano até desenvolver a ideia".
Fundada em novembro de 2021, no Porto, a empresa Ixat Ridesharing já obteve cerca de 100 mil euros de vários investidores ao longo do seu desenvolvimento.
Pronta a arrancar este mês, torna-se assim na única plataforma de transporte de passageiros em Portugal que disponibiliza motas com condutor, "sendo a maioria 100% elétricas", de acordo com a página de Internet da Ixat.
A faixa etária dos inscritos está, sobretudo, entre os 18 e os 42 anos, até ao momento. Para ser cliente do Ixat, basta ter mais de 16 anos de idade e apenas pode andar um cliente de cada vez, no lugar do pendura.
O preço base de cada viagem é de seis euros, ao qual se somam 60 cêntimos por quilómetro. Segundo o website oficial, a Ixat é a "plataforma de TVDE que cobra a comissão mais baixa do mercado".
Até ao final deste ano, o embaixador da plataforma espera ter entre dois a três mil utilizadores inscritos no Ixat e 200 a 400 motoristas. Além do transporte de passageiros, a Ixat disponibliza também estafetas, mais concretamente, para documentos e pequenas embalagens.
Disponível ao público a partir desta sexta-feira, o Ixat pretende servir todo o país. Nesta fase inicial, vai ter uma presença maior em Lisboa, no Porto e na região do Algarve.
Fonte: Renascença