Ixat é uma nova plataforma que pretende revolucionar o mercado português de transporte individual remunerado de passageiros em veículos descaracterizados, os chamados TVDE.
Tiago Lousada e Elisabete Anjos Oliveira juntaram-se para criar a Ixat (táxi ao contrário), que segundo o comunicado da empresa, “É uma startup e estrear-se-á no início deste mês de outubro com um serviço inovador no nosso país: a moto-táxi”.
A ideia surgiu quando em 2021, Tiago Lousada “triangulou a dificuldade de muitos clientes para conseguir um TVDE na azáfama de grandes cidades com uma possível solução”.
Segundo o empresário, a Ixat apresenta-se como a “única plataforma 100% portuguesa, assumindo-se também como a mais económica e a que apresenta maiores benefícios para os motoristas aderentes e que cobra a comissão mais baixa do mercado, o que nos permite aumentar a rentabilidade dos motoristas que nos servem e cobrar menos aos utilizadores”, sustenta.
Elisabete Anjos Oliveira, a outra co-fundadora da Ixat, e que também é advogada, esta aplicação “E mais simples, rápida e sustentável”, defende.
Para já não foi revelado o montante total do investimento mas os empresários garantem ser a única plataforma que disponibiliza motas com condutor, com os segmentos de Maxi Scooter e Turismo, sendo a maioria 100% elétricas, as nossas Green Go”.
A estreia da nova plataforma de mobilidade acontece com o serviço de moto-táxi e de estafeta que irá operar em Lisboa, Porto e na região do Algarve, devendo expandir-se “gradualmente a todos os distritos” de Portugal Continental.
A sua apresentação à imprensa acontece esta sexta-feira, 7 de Outubro, na sede da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), no Porto.
Fonte: Rádio Metropolitana do Porto