A Fábrica de Startups lançou mais uma edição do programa Tourism Explorers, com o apoio do Turismo de Portugal no âmbito do programa FIT 2.0 – Fostering Innovation in Tourism. O Tourism Explorers é o maior programa nacional de criação e aceleração de startups e propõe-se a descobrir e apoiar as melhores ideias e startups para inovar o setor do Turismo.
O Tourism Explorers é um programa nacional de criação e aceleração de startups que decorreu, este ano, em cinco cidades: Caldas da Rainha, Coimbra, Faro, Lisboa e Porto. Após um período desafiante para o setor, foram estes os polos de inovação que durante os meses de fevereiro e março juntaram esforços para renascer e revolucionar o turismo.
“Nesta altura de mudança de paradigma, o Turismo surge como uma necessidade para o desenvolvimento económico e uma forma de percebermos que somos cada vez mais globais. Tal como no Tourism Explorers, que liga cinco cidades num só programa, esperemos que as novas startups, nesta 5ª edição, sintam o entusiasmo de desenvolverem negócios com capacidade nacional e internacional”, diz António Lucena de Faria, fundador e CEO da Fábrica de Startups.
Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, afirma que “o Turismo de Portugal aposta no incentivo ao ecossistema de inovação no turismo através do Programa FIT 2.0 – Fostering Innovation in Tourism, edição 2021/2022 que integra o Plano Reativar o Turismo | Construir o Futuro, orientada para um esforço maior na promoção e consolidação do acesso das startups ao mercado. Com o apoio ao Tourism Explorers esperamos contribuir para o surgimento no território nacional de projetos e soluções disruptivas, que transformem o setor do turismo e se projetem internacionalmente, tornando a atividade turística mais competitiva, inovadora e mobilizadora de investimento”.
Este ano, o Tourism Explorers voltou a decorrer em formato presencial e contou com o apoio dos seus formadores e parceiros locais na transmissão e acompanhamento dos bootcamps em todas as cidades participantes, e na garantia de uma experiência segura através do cumprimento das normas de higiene sanitárias recomendadas pela DGS
Durante a Ideação, os participantes tiveram a oportunidade de encontrar soluções inovadoras para aqueles que são os novos desafios do setor. Na Aceleração, as startups testaram e validaram o seu modelo de negócio.
Entre as novidades, esteve o acesso à Fabstart Academy, uma plataforma interativa através da qual os participantes poderam aceder a materiais e, realizar e publicar os seus exercícios para serem revistos pela equipa do programa.
A startup ixat Ridesharing, foi uma das participantes, apresentando uma plataforma de Mobilidade Urbana que disponibiliza um serviço de Ridesharing com “Mototaxi” e estafetas. Onde os utilizadores com um simples clique na app, podem chamar um motorista para serem transportados para onde desejarem. De salientar que se trata de um serviço disponível em todo o país. O que agradou aos investidores presentes, tento também gerado muito interesse pelas Startups presentes.
São já quatro edições, 2549 candidaturas, 449 startups e 1213 participantes que a Fábrica de Startups e o Turismo de Portugal apoiaram na criação de negócios de sucesso, através de uma rede única de mentores nacionais e internacionais, parceiros especialistas no setor e investidores. Lançado em 2017, o Tourism Explorers já envolveu mais de 730 empreendedores, espalhados por 17 cidades, e contribuiu para o desenvolvimento de mais de 290 startups. Na anterior edição, a Zoomguide foi a grande vencedora com uma web app que através de realidade aumentada melhora a experiência dos habituais guias sonoros.
Entre as várias Startups que já passaram pelo Tourism Explorers, existem vários casos de sucesso, tais como, a Bag4Days, a Sailside, a Try Portugal e Live Electric Tours, as quatro tendo recebido investimento e tendo a última sendo galardoada com o prémio de Melhor Startup de Turismo, em 2018, nos Startup Europe Awards.